Cachorro tem Ataque Cardíaco? Todo cachorro pode ter um ataque cardíaco, uma notícia que não é muito boa para os donos destes animais tão dóceis, mas que serve de aviso para que possam ficar atentos a qualquer sintoma diferente que o cão apresente.

 

Assim como acontece com nós, seres humanos, os cães também podem sofrer de uma série de doenças cardíacas, principalmente quando estão mais velhos, mas os jovens também podem apresentar tais doenças. Um exemplo do que pode acontecer com os cães mais jovens é a insuficiência cardíaca que pode até resultar em uma anomalia congênita. Já no caso dos cachorros mais velhos o problema pode ser ainda mais grave, pois as artérias coronárias acabam ficando bloqueadas ou até mesmo estreitadas por causa das placas de gordura e isto é que obstrui o fluxo normal do sangue, resultando em um ataque cardíaco.

O grupo de risco é constituído por cães obesos e também diabéticos, mas isto não impossibilita que um cão jovem, aparentemente saudável, apresente o problema. Uma pesquisa mostrou que 1 a cada 4 cães que têm idade superior a 7 anos terão alguma doença do coração. É um alerta para quem já tem seu animalzinho de estimação há mais tempo.

As doenças cardíacas nos cães vão agravando-se com o passar dos anos, então quanto mais velho for o pet, maiores deverão ser os cuidados. Uma curiosidade é que os machos estão mais propensos a terem doenças cardíacas do que as fêmeas. É muito importante prestar atenção no dia a dia do seu cão, para notar qualquer mudança em seu comportamento, pois quando levá-lo ao veterinário precisará contar toda a história, principalmente quando os sintomas começaram a aparecer. Serão feitos alguns exames físicos, testes de laboratório, entre outros no intuito de identificar a causa e o quadro atual da doença.

 

 

Fonte: encontrospet

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *