Reprodução: Google

Uma das grandes reclamações de quem tem gato em casa é o fato de arranharem tudo o que for possível e imaginável. Mas isso é um comportamento normal, faz parte do instinto “selvagem” deles.

Por mais doméstico que seja seu amigo felino, eles não conseguem evitar. Eles arranham por três principais motivos:

  • Afiar as unhas;
  • Tomar posse do objeto arranhado deixando seu cheiro nele (não é só com urina que marcam território).
  • Ociosidade
  • Você pode pensar que seu gato não gosta de você e arranha só para estragar seus móveis, mas, na verdade, eles só estão o que fariam na natureza, caso vivessem nas florestas como seus parentes não domesticados.

Mas sabia que você pode “driblar” este comportamento?

No ponto de afiar as unhas, o que se deve fazer é levar seu gato para cortar as unhas em uma pet shop. Não corte pela primeira vez em casa, a não ser que você tenha formação em veterinária ou tosador. Você pode pedir que te ensinem a fazê-lo. Há vídeos no youtube que também podem ajudar, mas nada como ajuda profissional para que você saiba exatamente como fazer e, assim, tirar suas dúvidas.

A grande sacada é espalhar arranhadores em pontos estratégicos da casa. Saiba que apenas um arranhador não é o suficiente, pois, como qualquer outro animal, eles marcam território por todos os cômodos da casa. Por isso se ouve muito que o gato estragou o sofá, a cama, a porta do banheiro e muitos outros objetos. Você deve colocar, por exemplo, um arranhador em frente ao braço do sofá, aos pés da cama e/ou ao lado do guarda-roupas.

Ele vai em direção ao sofá e vai ver que tem algo melhor para arranhar do que seus móveis.

Em relação à ociosidade são duas sugestões para você que tem um gato: brinquedinhos, bolinhas de papel, varinhas com penas e caixas de papelão. Dos mais caros aos mais baratos e dos mais variados estilos. Brinque com seu animal, pois gato cansado não fica ocioso, apenas descansa. A outra solução é simples e mais satisfatória para quem gosta de gatos: outro gato! Parece estranho, pois gatos são animais independentes. Mas são animais que naturalmente vivem em bandos e, mesmo adultos, adoram brincar. Tendo companhia, melhor ainda, visto que não podemos estar com eles a todo momento.

Lembrando que gatos solitários podem chegar a ficar depressivos. Nos primeiros dias podem ficar ariscos com a chegada de um novo morador, mas tenha certeza que é a melhor escolha para você que gosta e zela por seu amigo. Logo começam a cuidar uns dos outros, e por serem animais muito limpos até na higiene você verá diferença.

Não se engane pensando que dois gatos vão estragar sua casa em dobro, pois o foco do seu sofá será dividido com outro gato. Desta forma, não descarte os arranhadores, pense com carinho em companhia para seu bichano e não se esqueça de castrá-los.

Fonte: Blasting News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *