Vamos começar com a pergunta mais importante: Você hidrata o pelo do seu cãozinho? Se sua resposta for SIM, pense: Qual a frequência dessas hidratações? Agora, se sua resposta for NÃO, então você deveria se preocupar.

Vamos partir do princípio de forma simples: os banhos de nossos pets são essenciais e podem atuar de diversas formas, como tratamento de infestações, tratamento de dermatopatias, manutenção da higienização e/ou tratamento da pelagem.

Quando submetemos um animal a um banho razoavelmente quente e aplicamos shampoos, consequentemente removemos parte da sua gordura natural. Essa gordura atua protegendo a pele e reduzindo quadros de coceira e casos patológicos consequentes. Além disso, para a pelagem, essa gordura auxilia na hidratação dos fios, brilho e sedosidade. Se removemos esta camada natural de gordura e se não condicionamos e hidratarmos essa pelagem, a tendência é de obtermos uma pele mais seca e uma pelagem áspera e frisada.

A hidratação é recomendada sempre que possível, no intuito de repormos água, vitaminas, queratina, aminoácidos ou lipídeos à pelagem. Na maioria das hidratações conseguimos repor a gordura natural perdida no processo inicial do banho.

A hidratação pode ser iniciada desde o primeiro banho do pet no banho e tosa. E caso mantenha uma frequência semanal de banhos, a hidratação pode ser oferecida ao menos duas vezes no mês. Isso irá também auxiliar na redução da oxidação que a pelagem sofre no dia-a-dia, oriunda do contato da pelagem com urina e fezes, lambedura da pelagem, sol, chuva, contato com poeira e outros.

É aí que a hidratação constante se faz importante!

Quando o animal é hidratado com uma frequência maior, temos como consequência uma pelagem macia, com menos frizz, pontas mais fortes, pelagem com crescimento acelerado, brilho, sedosidade, redução de nós, pele menos ressecada, redução de coceiras por desidratação. Resumido: uma pelagem blindada de danos externos.

E se o seu cãozinho tiver pelagem curta? Hidrate! Da mesma forma e frequência. Afinal a pele está ainda mais exposta, e a pelagem ficará visivelmente melhor à partir da primeira hidratação.

Você pode aproveitar as visitas do seu pet no banho e tosa e se informar qual hidratação está disponível para ele e quais benefícios ela pode oferecer.

Fonte: mundoanimal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *