Foto: Google

Nem todo tutor sabe como e quando escovar os pelos corretamente dos cachorros. Alguns não sabem o tipo do pelo, a frequência necessária e o instrumento certo.

Escovar o pelo do cachorro pode ser relaxante tanto para o animal, quanto para o dono. Existem vários tipos de pelos: grossos, com cama dupla, finos, curtos ou longos. Para descobrir qual é o pelo do seu pet é só passar a mão e sentir, observar como o pelo se movimenta. A quantidade também é importante.

Quando o cão é de raça, fica mais fácil identificar o tipo de pelagem. Cada raça tem um pelo específico. Raças originárias de regiões frias costumam ter pelos mais grossos e com camada dupla. Que serve como uma capa protetora, por isso os pelos são mais resistentes e não enrolam com facilidade.

Já as raças com pelos mais longos e finos, são mais propícias à formação de nós. Isso requer um cuidado maior.

Os cachorros sem raça definida podem ter qualquer tipo de pelo, observe qual se adequa mais ao pet. É importante que o tutor reconheça e escove quando necessário.

Os nós que formam nos cachorros podem incomodar e machucá-los. Outros cães que precisam de atenção são os de pelo curto, necessitando de uma escovação regular.

É normal a perda de pelo durante a vida do pet. A pelagem vai sempre se renovando, por isso a escovação é muito necessária, ela evitará a formação de nós e dos pelos pela casa.

Para os animais com a pelagem curta, o ideal é a escova de borracha, que retira os pelos soltos sem machucar o animal. Alguns cães possuem pelos mais grossos, sendo mais difícil de escovar. por isso, vá com cuidado para não machucar o pet.

A frequência da escovação vai depender do comprimento e grossura do pelo. Cachorros com pelos longos devem ser escovados pelo menos 3 vezes na semana. Já os de pelo curto, apenas uma vez. A região do focinho deve ser escovada diariamente e as raças com o pelo muito delicado é indicada a escovação diária.

É bom lembrar de escovar seu cachorro em cima de uma toalha ou pano, para que os pelos soltos não se espalhem pela casa.

Qual material usar?
Como escovar os pelos corretamente

  • Rasqueadeira: existem dois tipos de rasqueadeiras, as de borracha, que são indicadas para os pelos mais curtos, e as de aço que são indicadas para os pelos mais longos. A rasqueadeira é ótima para todos os tipos de cachorro, pois removem as bolas de nós e espalham a oleosidade por igual.
    Rasqueadeira de sub pelo: Por ter as cerdas menores, a rasqueadeira de sub pelo é indicada para os cães que soltam pelos facilmente.
    Escova de pino: Para a pelagem mais dura e média o indicado é a escova de pino.
  • Pente: Para os cachorros que tem alergia ou pele mais sensível deve se utilizar o pente.
  • Luva rasqueadeira: A luva retira os pelos de forma similar ao carinho feito nos cães, mas devem ser utilizadas apenas em pelos curtos para não formar nó.

Porque é importante escovar os cães?

A escovação é uma forma de higiene e permite que seu animal se sinta saudável. Além disso, os cães gostam quando são escovados e da atenção que recebem.

Escovar os pets permite a retirada do pelo extra, que solta naturalmente, e ajuda na identificação de doenças de pele.

Fonte: MYTXAI.PET

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *