Existem muitos riscos em passear com o pet sem coleira, mas no local certo e com treinamento adequado é possível.

 

Passear com cachorro sem usar coleira e guia é um desejo de muitos donos. Para eles, seria mais proveitoso o bichinho andar livremente, explorando o ambiente e seus cheiros e claro, curtir melhor o momento com o tutor. Além disso, muitos animais tem o costume de puxar a coleira e andar mais rápido, sendo difícil de acompanhar seu ritmo e incomodando demais o dono. 

Por esses motivos, os proprietários acreditam que passear com cachorro sem coleira é a melhor solução. Mas será que essa opção é mesmo segura? Por mais que o bichinho goste de liberdade, não é possível treiná-lo para todas as situações de perigo no dia a dia. As ruas são muito movimentadas, com veículos e pessoas para todos os lados, o que coloca em risco a vida do pet. 

Os riscos de passear com cachorro sem coleira

Passear com cachorro sem usar coleira e guia é um desejo de muitos donos. Para eles, seria mais proveitoso para o bichinho andar livremente

Carros, ônibus, pessoas, barulhos e agitação. Essa é a realidade de uma cidade. Para nós, que já estamos acostumados, nada disso assusta, mas não se pode dizer o mesmo dos cachorros. Situações com essas tem a capacidade de espantar os pets, principalmente os mais medrosos. 

A consequência disso será a fuga. E como o dono não tem controle do que acontece no ambiente urbano, fica difícil treiná-lo para todas as ocorrências inesperadas e prestar atenção em cada movimento. Além do risco de fugir, existe a possibilidade de o animal sair correndo seguindo seus instintos de caça.

Filhotes e pets muito jovens tem os instintos muito aguçados. Essa característica, associada ao alto nível de energia dessa fase, pode fazer com que o dono perca o controle da situação. A chance de ele perseguir um gato ou ratinho durante o passeio é bem alto, o que aumenta as possibilidades de se perder do tutor. 

Fora esses riscos, tem a questão de respeito ao próximo. Por mais que seu pet seja educado, adestrado e dócil, sempre vai existir pessoas que não gostem ou tenham medo e não há nada que você possa fazer. 

Como a cidade é um espaço público, todos precisam se sentir confortável ao andar na rua. Para evitar desconfortos e respeitar o direito do próximo, a melhor escolha é por a coleira no pet. 

Então, não posso passear com o pet sem coleira?

Apesar de todos os riscos apontados, você pode sim passear com o pet sem coleira. Porém, para que seja feito de modo seguro, o animal precisa de adestramento e os locais devem ser pensados previamente. 

Lugares como ruas, avenidas, praias e outros que tenham muita movimentação de pessoas não são indicados. Opte por ambientes mais calmos e controlados, como praças específicas para cães e parques. Além de serem tranquilos, o animal consegue socializar com seus semelhantes, conhecer novos cheiros e ter experiências diferentes. 

Fora isso, o adestramento não pode ser deixado de lado. O canino precisa entender que o tutor é o líder e seus comandos devem ser respeitados. Dessa forma não existe a chance de você perder o controle da situação.

 

 

Fonte: canal do pet ig

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *